quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Cazuza (JAMAIS SERÁ) um idiota morto!

Recentemente recebi um desses e-mail encaminhados com título “CAZUZA, UM IDIOTA MORTO” (segue, ao  final desse texto, o e-mail na íntegra), embora eu já tenha achado o título um absurdo me revoltei mais ainda quando comecei a ler as inúmeras mensagens de apoio a opinião da tal psicóloga autora do texto e isso me gerou certa revolta, não porque eu o vanglorie de algo e muito menos porque discorde de que ele realmente era tudo isso que ela relata no texto. O que me revoltou é ver como a visão das pessoas é limitada e alienada.

Já tinha ouvido esse tipo de opinião de pessoas de mais velhas e até relevei pq são tempos diferentes, mas ouvir esse tipo de opinião de gente jovem e o que deveria ser instruída, de "cabeça aberta" e bem informada é realmente um absurdo. Partindo do princípio do texto ter vindo (supostamente) de uma psicóloga é pior ainda!

cazuza

Cazuza realmente foi um filhinho de papai completamente alucinado, sem limites e fruto de uma educação completamente desestruturada, mas aonde está escrito que os filmes só deveriam ser feitos para heróis? E em que momento se coloca Cazuza como herói no filme?

É bonito, e todo mundo aplaude, filmes como "diário de um adolescente"  e outros da mesma linha onde o viciado faz tudo de errado, se prostitui, consome todo e qlq tipo de droga, destrói tudo, mas no final ele se regenera e se torna o "bom moço", o exemplo a ser seguido. Acho esse tipo de exemplo pior do que Cazuza, esse tipo de exemplo mostra ao jovem que ele podem se drogar, se prostituir e tudo mais que no final sempre haverá uma salvação aos dispostos. Na minha opinião Cazuza mostra o real 'exemplo a não ser seguido' e único filme que mostra como um cara que fez tudo errado acabou se ferrando, pq por mais incontestável que fosse o seu talento a inconsequência e irresponsabilidade acabaram com ele e filme mostra exatamente como é o fim de uma pessoa que resolve trilhar esse caminho.

Por tanto acredito que ao invés dessa tal psicóloga ter passado mt tempo convencendo a própria filha de que o filme era errado deveria ter feito exatamente o contrário como "Viu só minha filha pq eu te falo que isso é errado, pq eu te proíbo? Se vc for inconsequente e irresponsável vai acabar ficando assim. Esse é o fim, vc pode morrer de aids, viciado, alcoólatra e o pior, morrer jovem e acabado sem ver e nem ter nada do que a vida tinha pra te dar!

Mas como já diria Cazuza "Vamos pedir piedade, Senhor piedade, lhes de grandeza e um pouco de coragem"

Pra finalizar, em homenagem a esse gênio musical que foi Cazuza o vídeo do Tributo Cazuza (Cazuza Cover) feito pelos da Banda Giganthi no Kazebre Rock Bar

cazuza2

 

O E-MAIL CAUSADOR

Cazuza, um idiota morto

Psicóloga x Cazuza!
Uma psicóloga que assistiu o filme "CAZUZA" escreveu o seguinte texto:

Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora.. As pessoas estão cultivando ídolos errados..
Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza?

Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível. 

Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado.              

No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta.. 

São esses pais que devemos ter como exemplo?
Cazuza só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora.. 

Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante.

Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.

Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.

Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria?

Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor.

Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissessem NÃO quando necessário?
Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor .
Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar..

Não se preocupem em ser 'amigo' de seus filhos.                
Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi à pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre.' 
                  

Karla Christine 
Psicóloga Clínica

14 comentários:

Fabiane Lima disse...

Ei, acabei achando seu blog por acaso e justamente depois de ler esse email. E também fiquei revoltada. Principalmente porque eu sou sim fã assumida do Cazuza. E no livro escrito pela Regina Echeverria e contado por Lucinha Araújo, a mesma cita uma passagem em que Cazuza diz: Não quero servir de exemplo pra ninguém. Ele nunca negou quem era. Ela afirma que ele só conseguiu gravar por causa do pai, o que também não é verdade... O pai dele nem gostava do som que ele fazia junto ao barão. Durante muito tempo eles foram uma "banda maldita" porque não tocavam nas rádios. O filme mostrou a trajetória dele, sendo bonita ou não, honrosa ou não. Eu nunca usei droga nenhuma e nunca achei bacana usar e nem por isso depois de ver o filme mudei minha opinião com relação a isso. Ela critica a educação da Lucinha, mas se ela precisou "enfiar" tanta coisa na cabeça da filha depois do filme é pq provavelmente não confia na própria educação que deu a ela. Enfim, desabafei!!! rsrsrs... Fiquei com isso engasgado quando li esse texto.
Se puder dá uma passadinha no meu blog.
www.naddademais.blogspot.com
Abraço

Angela disse...

Well...eu acho que esta "psicologa" deveria fazer um tratamento e a filha dela tb, pois se uma garota vai assistir um filme biografico e depois a mãe tem que explicar que aquelas "coisas" que acontecem no filme não são certas, as duas tem problemas. Me admira muito uma profissional dar um depoimento destes na internet.

Pedro Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Rodrigues disse...

Mulher idiota, deve ta na falta, ninguem se torna um ídolo do nada, e mesmo depois de tantos anos com as pessoas escutando as mesmas músicas, elas não se cansam de ouvi-las, não sei se ela prestou atenção no filme o pai dele cagava e andava pra carreira dele até perceber seu talento, acho que ela quer que andemos no trilho, sempre indo numa única direção, a direção que todos os "certos" acham certos. VIVA CAZUZA!

Monaliza disse...

Gente... Não preciso dizer mais nada! Td q eu keri dizer vcs já disseram! rsrsrsr xD Carak se tem uma coisa q eu odeio é gent limitada q nem essa psicóloga aí! Ai ai.... eu hein....

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

Anônimo disse...

Errar é humano, mas encorajar o erro e dizer que "Não quero servir de exemplo pra ninguém" é coisa de idiota. Cazuza era um drogado, homsexual que morreu de AIDS. Tenho muita pena dele e dos que seguem seu caminho. Mas a verdade é a verdade. Porque ele morreu a verdade não muda e a psicóloga foi muito corajosa em colocar a mão nessa colméia do "politically correct"!

a n o v a m e n t e disse...

Respondendo a postagem anterior: ...coisa de idiota? isso é hipocrisia, ter pena é coisa de gente que "não ilumina suas mini-certezas"... Cazuza é ídolo, pois era poeta. Ser hetero, usar drogas legalizadas e morrer de velho, não é politicamente correto? coragem é fazer o que quer e aceitar as conseqüências, ele mostrou uma face do brasil, da sociedade, pra todos os brasileiros, mostrou o que a "psicóloga" não quer que mostre... o mundo é mal educado, o mundo é falso, na vida precisamos de poesia, e de vida real!!!
http://anovamente.blogspot.com

vikka disse...

Oi eu acho que essa psicóloga é maluca ela precisa rever os fatos dela, ela chegar a falar que a pobrezinha da filha dela pode ter um retrato mal falado de cazuza que poderia cometer os mesmo deslizes que isso essa menina só pode ser retardada pra ela pensar assim. porque eu mesmo fui com minha mãe assistir ao filme e não mudou anda em minha vida depois disso a não ser que depois que eu assitir o filme eu fiquei muito mais apaixonada por cazuza ele é meu idolo e amo ele.

VIVA A CAZUZAAAAAAAAAAAAA. LUCINHA TE AMOOOOOOO....

Juju Amaral disse...

Nega vou roubar esse texto, posso? bjos Ju

Anônimo disse...

Cazuza é idiota sim, vivo ou morto!!!
Independente das músicas dele, o cara era um imbecil!

Brunna Lima disse...

Cazuza ñ foi apenas um cantor, e sim um grande poeta q acrescentou muito pra sociedade; Meu Anjo Rebelde;

Anônimo disse...

Meu, na boa. Eu faço faculdade de psicologia e fiquei com vergonha dessa mulher. Em primeiro lugar psicólogo não fica julgando as pessoas. Cada um faz de sua vida o quer.
O psicólogo orienta a pessoa analisando se aquilo é bom ou ruim para a pessoas. Não podemos negar que usar drogas faz mal a saúde, então se uma pessoa procura ajuda, o psicólogo vai orientar fazendo com que essa pessoa tente largar o vício. Mas se a pessoa não quer, oras, problema é dela.
Fiquei imaginando se um dia chegar um jovem como Cazuza no consultório dela... Ela vai falar um monte. Isso não é ser psicólogo, na boa.
E a filha dela? Coitada.
Está se deixando levar por um filme? Acho que essa psicóloga não está fazendo um bom trabalho nem com a sua filha.
Tenho dó de seus pacientes. É grossa, julga, impõe "certo" e "errado"...
Imagina se chega um paciente homossexual então... Ela vai dizer que é errado? Em vez de ajudar, vai piorar a situação.

Estava ouvindo Cazuza e resolvi pesquisar algumas coisas sobre e aqui no seu blog. ^^
Thaís.

W. Santos disse...

apenas opiniões... nada mais! Existe radicalismos dos dois lados... A psicóloga não ta 100% erada como ninguém aqui esta 100% certo! =)...